Berlengas, pérolas do Atlântico

As Berlengas são um pequeno arquipélago português situado a cerca de 10/15 km a oeste de Peniche. Fazem parte desta ilha três pequenos ilhéus, a Berlenga Grande e recifes adjacentes, as Estelas e os Farilhões-Forcados. A parte mais importante da ilha, situada a oeste, chama-se Berlenga e representa cerca de 2/3 da superficie total da ilha. A outra parte, a leste, separada pela erosão maritima chama-se Ilha Velha.
A ilha principal tem cerca de 1500 m. de comprimento por 800 m. de largura e 85 m. de altura. As inúmeras grutas espalhadas pelo granito róseo da ilha são uma das maiores atracções, mas são as suas águas abundantes em peixe, tranquilas e transparentes que mais fazem lembrar as mais conhecidas ilhas tropicais que cada vez mais turistas parecem cativar.
É conveniente referir que não há livre acesso a toda a ilha visto tratar-se de uma zona considerada Reserva Natural, mas existem trilhos, com cerca de 2 km., onde se pode deslumbrar a quase totalidade da espectacular beleza das Berlengas.
Uma das principais atracções é a pequena praia do Carreiro do Mosteiro, onde se pode desfrutar de algumas horas de sol durante o verão ou até tomar banho nas suas pacificas e límpidas águas em tons de verde transparente. É de referir ainda as várias pequenas praias que existem á volta da ilha, onde se pode desfrutar de um pouco mais de privacidade.
Fonte: berlengas.no.sapo.pt


0 comentários:

Enviar um comentário